top of page

Por que todo advogado deve contratar um assistente técnico contábil para a realização dos cálculos?

Atualizado: 11 de jun. de 2020

Neste breve texto, irei comentar a importância da contratação de assistente técnico contábil para cálculos judiciais e extrajudiciais



O que faz exatamente um contador assistente técnico?


Na esfera judicial, há o Perito Contábil como já sabemos, ou seja, é aquele profissional nomeado pelo juiz para auxilia-lo em demandas que requer conhecimento contábil e financeiro.


O assistente técnico contábil, é aquele profissional formado em ciências contábeis que poderá ser contratado pelo advogado de uma das partes, seja, pela parte Autora ou pela parte Ré, com o intuito de realização de cálculos contábeis e financeiros, tais como, análise e demonstrações financeiras, levantamento patrimonial, apuração de haveres, auditoria contábil, auditoria fiscal, auditoria trabalhista, cálculos financeiros para revisionais de contratos bancários e habitacionais, cálculos trabalhistas, cálculos previdenciários, cálculos para área civil e muitos outros.


Portanto, a diferença entre o Perito Judicial e o Assistente Técnico é o seguinte:

  • Perito Judicial: Profissional habilitado nomeado pelo Juiz

  • Assistente Técnico: Profissional habilitado contratado por uma das partes


Por que o advogado deve contratar um assistente técnico para as demandas judiciais?


Primeiro ponto, o advogado não é profissional hábil para realizar cálculos financeiros, pois não há matéria de exatas no curso de direito. Segundo ponto, é a dificuldade que a maioria dos advogados tem para a realização de cálculos, seja, financeiro, trabalhista, previdenciário e atualizações monetárias e outros cálculos em geral.


Na atualidade, há muitos softwares de cálculo financeiro, trabalhista e previdenciário no mercado, isso passa a falsa sensação que os advogados não precisam mais dos contadores, economistas e outros profissionais de exatas para realizarem os cálculos, mas, esta alta confiança de acharem que não precisam mais dos profissionais de exatas, acaba por muitas das vezes fazendo os advogados perderem muito dinheiro, por detalhes que somente nós de exatas conseguimos enxergar, pois somos os profissionais especializados para tal trabalho.


O que tenho percebido ultimamente, é que os advogados buscam comprar sistemas que possam realizar todo o trabalho de cálculo para eles, mas, muitos acabam se frustrando porque o software é apenas mais um auxiliar de trabalho. Exemplo disso, tenho como referência os cálculos previdenciários, onde existem Softwares capazes de realizar a importação de CNIS, porém, para os advogados em sua maioria, bastaria apenas importar o CNIS para o cálculo ficar pronto, mas, é nesta questão, que está o equívoco de muitos, pois uma grande maioria de CNIS, há períodos quebrados sem data fim, e muitos não se atentam a isso e calculam a RMI apenas confiando 100% na importação do CNIS sem dar atenção a outros detalhes. Portanto, há muitos advogados importadores de CNIS realizado cálculos equivocados, chegando ao ponto, de também oferecer serviços de cálculos previdenciários, porque confiam fielmente no sistema que importa o CNIS, fazendo o cálculo de qualquer jeito.


O advogado poderá ter o melhor sistema de cálculo do planeta, mas, se ele não entende da metodologia de cálculo e como chegou em determinado valor, ele poderá prejudicar o seu cliente nas demandas judiciais, pois um Software de cálculo é apenas um mero auxiliar, é a parte prática para quem ja conhece a teoria.


Por esta razão a importância de contratar um assistente técnico contábil, economista ou qualquer outro profissional de exatas, pois são profissionais capacitados e especializados para a realização de cálculos financeiros, trabalhistas, previdenciários e outros. Estes profissionais darão segurança nos cálculos para as demandas judiciais, evitando que os advogados deixem de perder muito dinheiro por causa de alguns detalhes técnicos que os advogados não são capazes de enxergar.


Autor: Jadson Eric (Contador) CRC/RO: 009972-O-3


Ao copiar este texto, indicar a fonte!




360 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page